O que é Preconceito Linguístico?


Preconceito

Primeiro, vamos entender o que exatamente significa a palavra preconceito.

Preconceito vem de pré-conceito, que é aquilo que nós pensamos sobre algo antes de realmente conhecer. Isso acontece na nossa vida o tempo todo, seja em coisas bobas, seja em coisas mais sérias. Por exemplo: Todo mundo tem um amigo que, antes de conhecer, achava que era metido ou chato. Isso é um pré-conceito, mas que foi desconstruído depois que você conheceu a tal pessoa. O mesmo acontece quando você deixa de ir a algum lugar porque acha ruim, mas quando vai, percebe que não é diferente de outros lugares que você costuma frequentar. Novamente, um preconceito que logo depois acabou, quando você descobriu a realidade.

Entendendo o preconceito dessa maneira, podemos afirmar que todos nós temos pré-conceitos sobre coisas que não conhecemos, é normal do ser humano! O problema é quando, sabendo que nosso preconceito não tem fundamento, continuamos a pensar da mesma maneira...

Preconceito Linguístico

Se procurarmos no dicionário Houaiss de Língua Portuguesa, encontraremos a seguinte definição para a expressão "preconceito linguístico":

Preconceito Linguístico
qualquer crença sem fundamento científico acerca das línguas e de seus usuários, como, p.ex., a crença de que existem línguas desenvolvidas e línguas primitivas, ou de que só a língua das classes cultas possui gramática, ou de que os povos indígenas da África e da América não possuem línguas, apenas dialetos. (Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, verbete preconceito)

Ora, e o que isso quer dizer exatamente? Quer dizer que o Preconceito Linguístico acontece quando alguém acha que uma maneira de falar é melhor ou pior do que outra. E isso acontece o tempo todo, mas não percebemos! Quer ver alguns exemplos?

- Quando alguém corrige a fala de outra pessoa de forma grosseira;
- Quando riem de uma pessoa porque ela fala "errado";
- Quando acham que uma pessoa é burra porque ela não sabe falar uma palavra da maneira considerada certa;
- Quando acham que uma pessoa não merece algo na vida porque fala "errado";

Enfim, toda vez que alguém julga a maneira de falar de outra pessoa, achando que é melhor ou pior do que outra, temos o que é chamado de Preconceito Linguístico.

Pelo Fim do Preconceito Linguístico Por que o Preconceito Linguístico é errado?

Os estudiosos da língua falada, chamados de sociolinguistas (saiba mais na página informação), já comprovaram (e continuam comprovando em suas pesquisas e estudos) que aquilo que falamos tem regra e lógica, e, por isso, não pode ser chamado de erro. Em outras palavras, o preconceito linguístico só existe porque as pessoas ACHAM que uma maneira de falar é mais certa que a outra. Mas, se estudarmos as formas consideradas erradas como menas, pobrema, os menino e pra mim fazer, vamos descobrir que fazem sentido dentro de um contexto de regras, que são diferentes das regras que aprendemos na escola, mas que, nem por isso, são piores do que aquilo que é chamado de correto.

Isso quer dizer que todas as formas usadas na nossa língua têm seu valor, e nenhuma delas deve ser chamada de erro ou desprezada. Mais ainda, não devemos rir, julgar ou humilhar aqueles que usam essas formas, pois todos somos falantes do Português Brasileiro, a nossa língua materna e devemos respeitar a maneira como cada um se utiliza da sua língua.

Portanto, o Preconceito Linguístico, assim como outros preconceitos que conhecemos e que são bem ruins (religioso, racial, de orientação sexual, contra a mulher, entre outros) deve ser combatido, desconstruído e punido, pois é tão sério quanto qualquer um. Precisamos ter consciência de que tudo que dá base a esse preconceito são ideias sem sentido, que já foram há muito tempo desmentidas, mas as pessoas insistem em propagar como verdade.

Junte-se a nós nessa luta contra o Preconceito Linguístico!

Quer saber mais?
- Clique aqui para acessar a nossa página de "informação", onde você vai encontrar mais textos e artigos sobre o assunto.
- Clique aqui para acessar a nossa página de "diversão", onde você verá vídeos, imagens e materiais diversos sobre o tema.

Deixa eu falar!

Espaço para você dar sua opinião, tirar dúvidas e apontar críticas e sugestões. Fique à vontade!